"EM DEFESA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA ALESP"

"EM DEFESA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA ALESP"

sábado, 30 de março de 2013

ASPAL - 9 ANOS!!!




 Nélio Mazzutti (Presidente da ASPAL de 2004 a 2011)

Na próxima quinta-feira, 4 de abril, às 10h, no Plenário Tiradentes do Palácio 9 de Julho, durante a reunião mensal dos aposentados da ALESP, a Aspal estará comemorando seu 9º aniversário (foi fundada em 6 de abril de 2004), quando prestará homenagem a seu saudoso fundador e primeiro presidente Nélio Mazzutti. Compareçam!!!

domingo, 24 de março de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM DEFESA DO IAMSPE - NÂO À PRIVATIZAÇÃO!!!


Servidor Público Estadual - Francisco Morato de Oliveira (HSPE-FMO) e de todo o Funcionalismo




por Sylvio Micelli, presidente estadual da CCM Iamspe

Nas últimas semanas intensificaram-se as discussões sobre o processo de terceirização e o que isso pode afetar o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). Uma publicação, no Diário Oficial de 9 de fevereiro de 2013, um sábado de Carnaval, divulgou a realização de uma reunião na sede do governo paulista com diversas empresas interessadas em tratar de parcerias público-privadas (PPP) e o Hospital do Servidor Público Estadual - Francisco Morato de Oliveira - foi objeto de discussão nessa reunião ocorrida no final do ano passado.

A partir da publicação, as diversas entidades associativas e sindicais, comissões regionais e municipais que formam a Plenária de Entidades constituintes da Comissão Consultiva Mista do Iamspe, começaram a manifestar-se contrariamente às ideias de terceirização, ainda que por PPP, no ambiente do HSPE-FMO e do Iamspe, como um todo.

Muitas reuniões aconteceram, não apenas na CCM Iamspe, mas entre a CCM e as entidades de servidores do Iamspe (médicos, funcionários, fisioterapeutas, enfermeiros, auxiliares etc) e é importante ressaltar que já temos uma importante conquista, que é o documento assinado pela atual administração do Iamspe, mostrando-se contrária à privatização e que deve ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias.

Ainda assim, é importante estarmos muito atentos, porque ao longo de quase três décadas de luta, a Comissão Consultiva Mista do Iamspe, conjunto de entidades que milita em prol do Instituto, tem trabalhado dentro do processo político, sempre com o foco no usuário e na boa prestação do atendimento médico-ambulatorial a nossos servidores, dependentes e agregados e sempre defendendo o Iamspe e todos os seus órgãos constituintes para que o Instituto sempre melhore ampliando, assim, os serviços prestados.


Desta forma, a CCM Iamspe vem a público rememorar:

1. O Hospital do Servidor Público Estadual - Francisco Morato de Oliveira foi erguido com o intuito de prestar atendimento médico aos servidores públicos do estado de São Paulo. Localizado no bairro do Ibirapuera, na Capital, hoje um dos mais caros metros quadrados da cidade, foi inaugurado em 1961, após um longo processo de construção que contou com a doação do terreno pelo estado e com a contribuição financeira de seus servidores para que o projeto do HSPE saísse do papel.

2. Criado como Damspe em 1952 e vinculado ao antigo Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp), o Iamspe foi criado em 1966 com o intuito de gerir o HSPE-FMO e promover a contratação de serviços em todo o estado para o atendimento de seus servidores.

3. Desde sua criação até meados dos anos 80, o HSPE-FMO viveu um período esplendoroso de atendimento ao servidor, transformando-se num hospital de ponta e prestou relevantes serviços de pesquisa e educação na área médica, realidade ainda vivida pelo hospital que, além de um centro de excelência em pesquisa, virou referência em residência médica trazendo diversos profissionais de diferentes estados do Brasil.

4. A partir da segunda metade dos anos 80, o HSPE-FMO passou por um lento e gradativo processo de sucatização, além de gestões problemáticas que macularam a imagem do Iamspe, como a instituição de respeito que havia se erguido nas décadas de 60 e 70. Essas manchas do nome Iamspe, ainda hoje, geram intenso trabalho de nossa comissão para que se prove e se comprove de que o Instituto, hoje, está num outro patamar.

5. Nos últimos quinze anos, o HSPE-FMO tem recuperado, ainda que lentamente, sua capacidade, credibilidade e qualidade profissional, em especial no último quinquênio, quando o Iamspe saiu da Secretaria da Saúde e passou a integrar a Secretaria de Gestão Pública.

6. Por ter melhorado, o Iamspe não só recebeu e recebe, cada vez mais, um maior número de usuários com uma demanda em constante crescimento e, obviamente, aos olhos dos mercadores da saúde, o HSPE-FMO passou a ser uma real possibilidade de negócio lucrativo e rentável.


Pelo exposto, a CCM Iamspe vem reiterar e defender:

1. A CCM Iamspe, seus diretores, coordenadores e participantes são veemente contrários a qualquer espécie de privatização do HSPE-FMO e dos outros órgãos constituintes do Iamspe, sob qualquer adjetivo ou eufemismo que sejam manifestados, seja por meio de parceria público-privada, cessão, doação, comodato ou terceirização, ou qualquer eventual vocábulo que seja utilizado para dilapidar o patrimônio do Iamspe e do HSPE-FMO.

2. A CCM Iamspe repudia, sob qualquer forma, a prática da mercantilização da saúde, entendendo que o HSPE-FMO e o Iamspe tem plenas condições de prestar o atendimento médico-ambulatorial a servidores, dependentes e agregados, sempre observando que o Governo do Estado de São Paulo deve contribuir com recursos financeiros, na mesmo proporção de nossa contribuição que é a paridade ou os 2% tão famosos e nossa primeira bandeira de luta.

3. A CCM Iamspe repudia a precarização dos serviços públicos para que se suscite a venda da ideia de terceirização como o bálsamo para a cura de todos os males.

4. A CCM Iamspe sempre realizou um trabalho de cunho supra-partidário e, portanto, propositivo visando única e exclusivamente, a excelência dos serviços prestados pelo Iamspe. Pouco nos importa o governante de plantão. Somos contrários à dilapidação do patrimônio do servidor público e o Iamspe pertence ao servidor público desde sua constituição.

5. A CCM Iamspe reitera e defende suas duas mais importantes e significativas bandeiras de luta que são a contribuição paritária do governo e a instituição de um Conselho de Administração, também paritário, com a participação de servidores e da Instituição.

6. Por fim, a CCM Iamspe reitera a defende que todos os servidores públicos devem ter o mesmo direito ao atendimento no Iamspe, independente do regime estatutário a que estejam vinculados.

NÃO À PRIVATIZAÇÃO!

NÃO À MERCANTILIZAÇÃO DA SAÚDE!

O HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL É NOSSO!

O IAMSPE ESTÁ NO CORAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO!

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DO IAMSPE - TEMA: IAMSPE E PPPs
Plenário Paulo Kobayashi, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quarta, 10 de abril de 2013, 9:30 horas.

PARTICIPE! APOIE! DIVULGUE!

sexta-feira, 22 de março de 2013

MOVIMENTO PELA PEC 555/2006 ESTÁ CRESCENDO!!!




Representantes das entidades com o presidente da Câmara dos Deputados


Parte da delegação da FENALE e entidades filiadas


Representantes da ASPAL e o presidente do MOSAP



Plenário lotado (primeiro plano: Wilma (ASALERJ), 
Jayro (SINDALERJ), João Moreira (FENALE)



Delegação de São Paulo (representantes do SINDALESP, da AFALESP e da ASPAL)

Requerimentos apresentados por Deputados Federais, após a manifestação de 20 de março realizada pelo Mosap no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados (fotos), solicitando ao Presidente da Câmara a inclusão de PEC 555/2006 (extingue a contribuição previdenciária dos servidores aposentados e pensionistas) na Ordem do Dia, para votação pelo plenário:

- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7112/2013, pelo Deputado Artur Bruno (PT-CE), que: "Solicita inclusão na pauta de votações do Plenário, da Proposta de Emenda à Constituição de nº 555/2006".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7110/2013, pelo Deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da PEC nº 555/2006, que "revoga o art. 4º da Emenda constitucional nº 41 de 2003."".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7115/2013, pelo Deputado Evandro Milhomen (PCdoB-AP), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia do Plenário, da PEC nº 555 de 2006, que 'revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional nº. 41 de 2003'".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7114/2013, pelo Deputado João Ananias (PCdoB-CE), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC nº 555de 2006, que renova o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003." ".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7120/2013, pelo Deputado Dr. Luiz Fernando (PSD-AM), que: "Requer inclusão na ordem do dia do Plenário a Proposta de Emenda à Constituição nº 555, de 2006, que "revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7121/2013, pelo Deputado Paulo Feijó (PR-RJ), que: " Requer a inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição - PEC nº 555/2006, que "Revoga o Art. 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 2003". ".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7125/2013, pelo Deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES), que: "Solicita inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555-A, de 2006, que "revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003", acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (Contribuição de Inativos)"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7122/2013, pelo Deputado Mário Heringer (PDT-MG), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia a Proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional n º 41, de 2003." ".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7124/2013, pelo Deputado Carlos Roberto (PSDB-SP), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7125/2013, pelo Deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES), que: "Solicita inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555-A, de 2006, que 'revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003', acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (Contribuição de Inativos)'".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7169/2013, pelo Deputado Carlos Roberto (PSDB-SP), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006, que 'Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003'. ".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7170/2013, pelo Deputado Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006, que " Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7133/2013, pelo Deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), que: "Solicita inclusão na Ordem do Dia do Plenário, da Proposta de Emenda à Constituição de nº 555/2006".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7134/2013, pelos Deputados Ruy Carneiro (PSDB-PB) e outros, que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555/2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2013".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7136/2013, pelo Deputado Mendonça Prado (DEM-SE), que: "Requer a inclusão de proposição na pauta do Plenário da Câmara dos Deputados".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7137/2013, pelo Deputado Marcelo Matos (PDT-RJ), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7138/2013, pela Deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555, de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7141/2013, pelo Deputado Sabino Castelo Branco (PTB-AM), que: " Requer inclusão na Ordem do Dia do Plenário a PEC 555, de2006, que "revoga o art. 4° da Emenda Constitucional n° 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7142/2013, pelo Deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7145/2013, pelo Deputado Roberto Teixeira (PP-PE), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7147/2013, pelo Deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que: "Requer a Inclusão na Pauta da Ordem do Dia do Plenário da Proposta de Emenda à Constituição Nº 555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7149/2013, pelo Deputado Wilson Filho (PMDB-PB), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006 que revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7150/2013, pela Deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC n. 555, de 2006, que "revoga o art. 4º da Emenda Constitucional n 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7151/2013, pelo Deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que: "Requeiro, nos termos regimentais, a inclusão na Ordem do Dia do Plenário da Câmara dos Deputados a PEC nº. 555 de 2006, que revoga o artigo 4º da Emenda Constitucional 41/2003, extinguindo, gradativamente a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7152/2013, pelo Deputado Plínio Valério (PSDB-AM), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia do Plenário a PEC 555, de 2006, que "revoga o art.4° da Emenda Constitucional n° 41, de 2003"".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7153/2013, pelo Deputado Cesar Colnago (PSDB-ES), que: "Requer inclusão na ordem do Dia do Plenário, da PEC 555/2006, que extingue a contribuição previdenciária de Inativos".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7154/2013, pela Deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que: "Requer a inclusão, na Ordem do Dia, da Proposta de Emenda a Constituição nº 555-A, de 2006".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7156/2013, pelo Deputado Valadares Filho (PSB-SE), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7157/2013, pelo Deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia a PEC nº 555/2006 que "revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 2003, acabando com a cobrança de contribuição previdenciárias sobre os proventos dos servidores públicos aposentados."".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7159/2013, pelo Deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição n.º 555-A, de 2006 que 'Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003'".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7160/2013, pelo Deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que: "requer a inclusão na ordem do dia da pec nº 555/2006".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7164/2013, pelo Deputado Eudes Xavier (PT-CE), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da proposta de Emenda à Constituição nº 555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7168/2013, pelo Deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7171/2013, pelo Deputado Hugo Napoleão (PSD-PI), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia a PEC 555/2006".
- 20/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7173/2013, pelo Deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555, de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7175/2013, pelo Deputado Ademir Camilo (PSD-MG), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição n° 555 de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional n° 41, de 2003". ".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7177/2013, pelo Deputado Silas Câmara (PSD-AM), que: "Requer a inclusão na Ordem do Dia do Plenário a PEC 555 de 2006, que "revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 2003"".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7187/2013, pelo Deputado Mário Feitoza (PMDB-CE), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia do Plenário a Pec 555 de 2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7189/2013, pela Deputada Nilmar Ruiz (PEN-TO), que: " Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição n° 555 de 2006, que "Revoga o art. 4° da Emenda Constitucional n° 41, de 2003. ".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7190/2013, pelo Deputado João Maia (PR-RN), que: "Solicita inclusão, na Ordem do Dia do Plenário, da Proposta de Emenda à Constituição de nº 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7191/2013, pelo Deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda à Constituição nº 555, de 2006, que "Revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003, extinguindo, gradativamente a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e pensionistas"".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7195/2013, pelo Deputado Esperidião Amin (PP-SC), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7202/2013, pelo Deputado Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia Do Plenário a PEC 555, de 2006, que "revoga art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003". ".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7197/2013, pela Deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia do Plenário a PEC 555, de 2006, que "revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003". ".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7200/2013, pelo Deputado Giovani Cherini (PDT-RS), que: ""Requer a inclusão na Ordem do Dia da PEC Nº 555 de 2006, que revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41 de 2003". ".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento n. 7201/2013, pelo Deputado Policarpo (PT-DF), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da Proposta de Emenda Constitucional nº 555, de 2006, que "revoga o art. 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003"".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7210/2013, pelo Deputado Marllos Sampaio (PMDB-PI), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7211/2013, pelo Deputado Paes Landim (PTB-PI), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7212/2013, pelo Deputado Dr. Jorge Silva (PDT-ES), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7213/2013, pelo Deputado Paulo Foletto (PSB-ES), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7214/2013, pelo Deputado Cesar Colnago (PSDB-ES), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7215/2013, pela Deputada Sueli Vidigal (PDT-ES), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7216/2013, pelo Deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7217/2013, pelo Deputado Beto Faro (PT-PA), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7218/2013, pelo Deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7219/2013, pelo Deputado Lúcio Vale (PR-PA), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7220/2013, pelo Deputado Vilson Covatti (PP-RS), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7221/2013, pelo Deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7222/2013, pelo Deputado Marcon (PT-RS), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7223/2013, pelo Deputado Jose Stédile (PSB-RS), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7224/2013, pelo Deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7225/2013, pelo Deputado Moreira Mendes (PSD-RO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7226/2013, pelo Deputado Anselmo de Jesus (PT-RO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7227/2013, pelo Deputado Nilton Capixaba (PTB-RO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7228/2013, pelo Deputado Alexandre Toledo (PSDB-AL), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7229/2013, pelo Deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7230/2013, pelo Deputado Rubens Otoni (PT-GO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7231/2013, pelo Deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7232/2013, pelo Deputado Pedro Chaves (PMDB-GO), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7233/2013, pelo Deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7234/2013, pelo Deputado Edinho Bez (PMDB-SC), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7235/2013, pelo Deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7236/2013, pelo Deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7237/2013, pelo Deputado Professor Sérgio de Oliveira (PSC-PR), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7238/2013, pelo Deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7239/2013, pelo Deputado Leopoldo Meyer (PSB-PR), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7240/2013, pelo Deputado Nelson Meurer (PP-PR), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".
- 21/03/2013 Apresentação do Requerimento de Inclusão na Ordem do Dia n. 7241/2013, pelo Deputado Givaldo Carimbão (PSB-AL), que: "Requer inclusão na Ordem do Dia da PEC 555/2006".

A todos os deputados que estão nos apoiando nessa luta, os nossos sinceros agradecimentos!!!

domingo, 17 de março de 2013

Nova Mesa Diretora recebe cumprimentos de representantes dos servidores


A nova Mesa diretora, eleita para os próximos dois
anos e integrada pelo presidente Samuel Moreira
(4º à esq), o segundo secretário Edmir Chedid (3º à
esq.) e o primeiro secretário Enio Tatto (centro), foi
cumprimentada por representantes das entidades dos
servidores (Afalesp, Sindalesp, Aspal, Cooperalesp
e Federação Sindical). A nova Mesa manifestou
desejo de manter um bom diálogo com as categorias
funcionais da Casa.


sexta-feira, 15 de março de 2013

STF julga parcialmente inconstitucional emenda dos precatórios


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Quinta-feira, 14 de março de 2013
STF julga parcialmente inconstitucional emenda dos precatórios
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), por maioria, julgou parcialmente procedentes as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4357 e 4425 para declarar a inconstitucionalidade de parte da Emenda Constitucional 62/2009, que instituiu o novo regime especial de pagamento de precatórios. Com a decisão, foram declarados inconstitucionais dispositivos do artigo 100 da Constituição Federal, que institui regras gerais para precatórios, e integralmente inconstitucional o artigo 97 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), que cria o regime especial de pagamento.
O regime especial instituído pela EC 62 consiste na adoção de sistema de parcelamento de 15 anos da dívida, combinado o regime que destina parcelas variáveis entre 1% a 2% da receita de estados e municípios para uma conta especial voltada para o pagamento de precatórios. Desses recursos, 50% são destinados ao pagamento por ordem cronológica, e os valores restantes a um sistema que combina pagamentos por ordem crescente de valor, por meio de leilões ou em acordos diretos com credores.
Na sessão desta quinta-feira (14), a maioria dos ministros acompanhou o relator, ministro Ayres Britto (aposentado), e considerou o artigo 97 do ADCT inconstitucional por afrontar cláusulas pétreas, como a de garantia de acesso à Justiça, a independência entre os Poderes e a proteção à coisa julgada. O redator do acórdão, ministro Luiz Fux, anunciou que deverá trazer o caso novamente ao Plenário para a modulação dos efeitos, atendendo a pedido de procuradores estaduais e municipais preocupados com os efeitos da decisão sobre parcelamentos em curso e pagamentos já realizados sob a sistemática da emenda.
Artigo 100
Na sessão de quarta-feira (13), o Plenário já havia decidido pela inconstitucionalidade de dispositivos do artigo 100 da Constituição Federal, com a redação dada pela emenda, considerando parcialmente procedentes as ADIs em pontos que tratam da restrição à preferência de pagamento a credores com mais de 60 anos, da fixação da taxa de correção monetária e das regras de compensação de créditos.
Ministro Luiz Fux
O ministro Luiz Fux reiterou os fundamentos de seu voto-vista concluído na sessão de ontem (13), posicionando-se no mesmo sentido do relator, pela inconstitucionalidade das regras da EC 62. De acordo com o ministro Fux, a forma de pagamento prevista no parágrafo 15 do artigo 100 da Constituição Federal e detalhada pelo artigo 97 do ADCT é inconstitucional. Ele considerou, entre os motivos, o desrespeito à duração razoável do processo, uma vez que o credor quer um resultado palpável para a realização do seu direito de receber a quitação da dívida.
Na opinião do ministro Fux, “não se pode dizer que a EC 62 representou um verdadeiro avanço enquanto existir a possibilidade de pagamento de precatório com valor inferior ao efetivamente devido em prazo que pode chegar a 80 anos”. O ministro destacou ainda que esse regime não é uma fórmula mágica, viola o núcleo essencial do estado de direito. “É preciso que a criatividade dos nossos legisladores seja colocada em prática conforme a Constituição, de modo a erigir um regime regulatório de precatórios que resolva essa crônica problemática institucional brasileira sem, contudo, despejar nos ombros do cidadão o ônus de um descaso que nunca foi seu”, afirmou.
Ministro Teori Zavascki
O ministro Teori Zavascki manteve a conclusão de seu voto, pela improcedência das ADIs, também já proferido ontem (13). “Continuo entendendo que a disciplina relativa ao pagamento de precatório está dentro do poder constituinte derivado, e continuo achando que é um exagero supor que a disciplina dessa matéria possa atentar contra a forma federativa de Estado; voto direito, secreto, universal e periódico; separação de poderes; ou que tenda a abolir direitos e garantias individuais”, salientou.
O ponto central do debate, conforme ele, é a conveniência ou não da fórmula encontrada pela EC 62 para solucionar a questão. Para o ministro Teori Zavascki, o Supremo tem que estabelecer como parâmetro não o que entender como ideal para o pagamento de precatório, mas deverá ser feita uma escolha entre o sistema anterior e o sistema proposto pela emenda. “Não podemos fugir de uma verdade: que o modelo anterior era mais perverso ainda. Os estados inadimplentes estão inadimplentes há 15, 20 anos ou mais”, disse.
Ministr Rosa Weber
A ministra Rosa Weber acompanhou integralmente o voto do relator no sentido da procedência das duas ADIs e julgou inconstitucional o sistema especial preconizado pela EC 62. “Subscrevo, na íntegra, os fundamentos do voto do relator, ministro Ayres Britto,  quando conclui que os dois  modelos especiais para pagamento de precatórios afrontam a ideia central do Estado democrático direito, violam as garantias do livre e eficaz acesso ao Poder Judiciário, do devido processo legal e da duração razoável do processo e afrontam a autoridades das decisões judiciais, ao prolongar, compulsoriamente, o cumprimento de sentenças judiciais com trânsito em julgado”, afirmou ela. “Não se trata de escolher entre um  e outro regime perverso”, observou ela. “Ambos são perversos. Teremos que achar outras soluções”.
Ministro Dias Toffoli
Para o ministro Dias Toffoli, o artigo 97 do ADCT, segundo a redação dada pela EC 62, não ofende a coisa julgada, pois não interfere no valor da condenação. O ministro citou ainda o decidido na ADI 1098, segundo o qual todo o processo de precatório tem caráter administrativo. Para o ministro, a EC 62 não ofende cláusula pétrea, o Poder Judiciário nem a coisa julgada. “O que a emenda tentou fazer foi dar racionalidade ao sistema, instituindo também uma série de responsabilizações ao Estado”, afirmou o ministro, votando pelo indeferimento do pedido feito nas ADIs.
Ministra Cármen Lúcia
Acompanhando o relator pela procedência das ADIs em relação ao parágrafo 15 do artigo 100 e em relação ao artigo 97 do ADCT, a ministra Cármen Lúcia entendeu que há, sim, ofensa à Constituição Federal no texto da Emenda Constitucional. Segundo ela, o valor da condenação é definido judicialmente, e há ofensa à Constituição Federal se um regime não oferece solução para o credor.  “Não é por reconhecer que o sistema anterior era pior que eu poderia dar o meu aval”, afirmou. “Não seria honesto comigo, nem com o cidadão”.
A ministra chamou atenção para o disposto no parágrafo 15 do artigo 100, que prevê a possibilidade de lei complementar federal estabelecer regime especial de pagamento, ao que se antecipou o artigo 97 do ADCT, fixando um na forma especifica. “O que é preciso que seja lido, e o que os procuradores dos estados certamente verificaram, é que há outros caminhos postos, que não só esse regime. Até mesmo aquele apontado no parágrafo 16 do artigo 100, que permite que a União possa financiar diretamente os Estados para perfazer os precatórios” afirmou.
Ministro Gilmar Mendes
O ministro Gilmar Mendes, que na sessão no dia 6 de março já havia votado pela improcedência das ADIs, acrescentou, na sessão de hoje, que considera a legislação atual um avanço, pois o modelo de cálculo de correção monetária de precatórios em vigor anteriormente praticamente impossibilitava o pagamento das dívidas dos estados.  De acordo com o ministro, a EC 62 é uma fórmula de transição com o objetivo de superar um estado de fato inequivocamente inconstitucional. “Mas não é inconstitucional desde a Emenda 62, na verdade estamos a falar de débitos que se acumularam ao longo do tempo”, sustentou.
O ministro afirmou que, segundo dados do Colégio Nacional de Procuradores-Gerais, o novo modelo institucional, que determina a vinculação de receitas e prazo máximo para quitação, criou um quadro diferente e permitiu que diversos estados paguem suas dívidas judiciais, além de possibilitar a outros que aumentassem significativamente o valor dos créditos. Ele citou, entre outros, o caso de São Paulo, cujo passivo de precatórios caiu de R$ 19 bilhões, em 2009, para R$ 15 bilhões em dezembro de 2012.
De acordo com o ministro, caso haja retorno à regra original da Constituição de 1988, pois a vigência da Emenda 30 sobre o mesmo assunto também está suspensa, restará ao Tribunal apenas a opção de declarar intervenção nos estados para garantir a coisa julgada e o direito adquirido. “A medida vem cumprindo essa função. Qual é o sentido de declarar sua inconstitucionalidade e retornar ao texto original? Para dizer que o caos é o melhor que a ordem?”, questionou.
Ministro Marco Aurélio
Em relação ao artigo 97 do ADCT, o ministro Marco Aurélio julgou parcialmente procedentes as ADIs. Para ele, o regime especial trazido pela nova redação do artigo está limitado aos débitos vencidos, caso contrário, o sistema se perpetuaria. “Não pode esse regime especial de pagamento ultrapassar esse período de 15 anos, sob pena de perpetuarmos a situação que o motivou”, avaliou o ministro, ressaltando que o artigo 97 deveria viger por período certo. De acordo com ele, se o sistema é transitório, “ele não pode transitar no tempo de forma indeterminada”, uma vez que a EC 62 visou afastar o impasse da não satisfação de valores à época.
“Se não houver a liquidação dos débitos em 15 anos é porque realmente não há vontade política de se observar o que quer a Constituição Federal, que a todos indistintamente submete”, salientou. Ele acrescentou que o titular de precatório que fizer, a qualquer tempo, sessenta anos de idade, terá preferência. 
Quanto ao índice da caderneta de poupança para atualização dos créditos, o ministro afastou tal incidência. “O que se tem na caderneta é um todo que confunde a reposição do poder aquisitivo com os juros, a junção”, disse. O ministro lembrou que, na análise do artigo 100, ele votou afastando não só a reposição do poder aquisitivo pelo índice utilizado quanto à caderneta de poupança, como também afastando os juros da caderneta.
Ao analisar os dispositivos questionados nas ADIs, o ministro concluiu pela supressão de algumas expressões. “Onde tivermos que podar o artigo 97 para tornar realmente suprema a Constituição Federal, devemos podar”, disse.
Ministro Ricardo Lewandowski
O voto do ministro Ricardo Lewandowski acompanhou o do ministro Marco Aurélio em alguns pontos, no sentido de afastar expressões contidas no artigo 97 do ADCT. Ele declarou inconstitucionais partes dos dispositivos que tratam da atualização dos créditos com base no índice da caderneta de poupança (inciso II do parágrafo 1º e parágrafo 16 do artigo 97 do ADCT), mas admitiu os juros de mora com base nesse índice.
No parágrafo 2º do mesmo dispositivo, o ministro retira a expressão “e a vencer”, por entender que a moratória não pode ultrapassar os 15 anos e, no artigo 17, dá interpretação conforme para observar o preceito apenas quanto aos precatórios vencidos à época da promulgação da norma. O artigo 14 também recebeu do ministro interpretação conforme para limitar o regime especial ao prazo de 15 anos. Finalmente, em relação ao artigo 18, seu voto estende a preferência aos credores com mais de 60 anos a qualquer tempo, e não apenas na data da promulgação da emenda.
Quanto aos demais dispositivos, que considerou constitucionais, o ministro observou que a emenda constitucional foi resultado de amplo debate no Congresso Nacional, com a participação de todas as lideranças partidárias, a fim de encontrar solução para a crise vivida à época pelas fazendas públicas estaduais e municipais. “Quem viveu esse período, seja no Judiciário, na administração ou como credor da fazenda pública, viveu essa experiência lamentável”, destacou.
Ministro Celso de Mello
O ministro Celso de Mello acompanhou integralmente o voto do relator no sentido da inconstitucionalidade do novo regime de pagamento de precatórios. Endossou, nesse sentido, observação do relator segundo a qual “o desrespeito à autoridades da coisa julgada – no caso, débitos de estados, do Distrito Federal e municípios já constituídos por decisão judicial – ofende valores tutelados com cláusulas pétreas inscritas na Constituição Federal (CF) de 1988, tais como a independência dos poderes, o respeito aos direitos humanos e, também, à própria coisa julgada.
O ministro Celso de Mello observou que desrespeitar a coisa julgada é o mesmo que desrespeitar uma norma legal. Ele disse que, ao aprovar o terceiro adiamento do pagamento dos precatórios previsto pela EC 62 – após norma inscrita na CF de 88 e a posterior edição da EC 30/2000 –, o Congresso Nacional exorbitou dos limites de mudança da Constituição estabelecidos por ela própria, por ofender princípios pétreos que não são suscetíveis de mudança legislativa. Segundo ele, no Estado democrático de direito, o Estado não apenas dita normas jurídicas, mas também se sujeita a elas, respondendo por danos que  venha a  causar.
Ministro-presidente
O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, também acompanhou o relator e declarou parcialmente procedentes as ADIs  4357 e 4425 para julgar inconstitucional o parágrafo 15 do artigo 100 e o artigo 97 do ADCT. O ministro considerou inconstitucional o regime especial de pagamento uma vez que, a seu ver, a modalidade de moratória instituída pela Emenda Constitucional 62 não tem limite temporal definido. Como o devedor deve depositar para pagamento dos credores uma porcentagem do valor da sua receita, e não do estoque de precatórios, a moratória durará enquanto a dívida for maior que o volume de recursos disponíveis.
“Por essa razão eu considero correta a afirmação do ministro Ayres Britto de que algumas unidades federadas podem levar dezenas de anos para pagar os precatórios”, afirmou. “Por isso, a meu ver, impor ao credor que espere pelo pagamento tempo superior à expectativa de vida média do brasileiro retira por completo a confiança na jurisdição e a sua efetividade”. Ele observou que mesmo a modalidade que impõe o parcelamento em 15 anos estipula prazo excessivamente elevado, e também destacou que o sistema de acordos e leilões de precatórios configura-se muito danoso para os credores, uma vez que alguns deles, dado a falta de perspectiva de pagamento, estariam a receber apenas 25% do valor integral de seu crédito.
Resultado
Dessa forma, o Tribunal julgou parcialmente procedentes as ações nos termos do voto do relator, ministro Ayres Britto, acompanhado pelos ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Celso de Mello e o presidente, Joaquim Barbosa. Os ministros Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski votaram pela procedência das ADIs, em menor extensão. Votaram pela total improcedência os ministros Gilmar Mendes, Teori Zavascki e Dias Toffoli.
Redação/AD

Processos relacionados
ADI 4425
ADI 4357


http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=233520

quinta-feira, 14 de março de 2013

CAMPANHA SALARIAL 2013 DOS SERVIDORES DA ALESP


CATEGORIA REIVINDICA 6,87% DE REPOSIÇÃO SALARIAL
 
Foi protocolado, hoje, o documento anexo, no qual o SINDALESP, a AFALESP e a ASPAL, em aditamento ao expediente encaminhado em 22 de fevereiro, reivindicam, a título de reposição salarial, o índice de 6,87% (seis inteiros e oitenta e sete centésimos por cento), apurado conforme o ICV (Índice de Custo de Vida) do DIEESE, e divulgado nesta semana.
 
O documento encaminha também o estudo completo elaborado pelo DIEESE para o SINDALESP, que abrange também outros três índices (INPC, IPC e IPCA). Contudo, as entidades argumentam que o ICV é o mais justo para a recomposição das perdas salariais, pois reflete a evolução do preço dos bens e serviços, bem como o peso de cada gasto no orçamento das famílias na Capital do Estado, onde reside a imensa maioria dos servidores desta Casa.
 
A partir da semana que vem, serão retomados os contatos com a Mesa e suas assessorias.
Como todos sabemos, amanhã às 15h começa a sessão de eleição da Mesa.

segunda-feira, 4 de março de 2013

CCONVOCAÇÃO

A diretoria da ASPAL - Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo CONVOCA, nos termos estatutários, os senhores associados para a Assembléia Geral Ordinária que se realizará dia 6 de março de 2013, às 10h, em primeira convocação, com a presença da maioria dos associados, e às 10h30 horas, com qualquer número de presentes, no Plenário Tiradentes do Palácio 9 de Julho, sito à av. Pedro Álvares Cabral, 201 - 1º andar - Parque do Ibirapuera, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia: 1) Leitura e aprovação da Ata da Assembléia Geral anterior; 2) Prestação de Contas do exercício de 2012; 3) Assuntos diversos. São Paulo, 09 de janeiro de 2013 - GASPAR BISSOLOTTI NETO -PRESIDENTE

RESUMO DA REUNIÃO ONLINE DA FENALE REALIZADA NO DIA 27 DE FEVEREIRO DE 2013


Início às 15.00 horas. Presenças de João Moreira,SISALSMS/MS, Presidente,

Gaspar Bissolotti Neto, ex-Presidente, ASPAL/SP; Isabel Cristina Schaefer, 
Vice-Presidente, SINDALESC/SC; José Eduardo Rangel, Secretário Geral, 
ASALERJ/RJ; Nailor Vargas, Tesoureiro Geral, SISALMS/MS; Flávio Augusto 
Abreu, Diretor de Divulgação e Comunicação, SINDSALBA/BA; Márcio Leão, 
Diretor Regional Centro-Oeste, SINDAL/MT; Joana de Jesus Araújo, Membro 
do Conselho Fiscal, SINDSALEM/MA; Jairo Passos, Membro do Conselho 
Fiscal, SINDALERJ/RJ; Vitória, ASALEM/MA ; Nazilda, SINDSALEM/MA e
Ivani Lázaro, Webmaster.
1 - Abertos os trabalhos, o Presidente informa ter recebido inúmeras respostas 
de entidades aos ofícios encaminhados pela FENALE, comunicando a eleição 
da nova diretoria; a “CARTA DE SÃO PAULO”; divulgando as Moções 
aprovadas. 
2 - Prosseguindo concede a palavra à Isabel, que informa, ter participado, na 
qualidade de dirigente da FENALE, juntamente com dirigentes dde outras 
entidades, de uma audiência com a Mesa Diretora da ALESC para tratar da 
questão do VA - Vale Alimentação (complemento salarial) dos aposentados e 
que, oportunamente, encaminhará a Ata e outras matérias sobre a reunião à 
Diretoria da FENALE: 
3 - Resumindo: As entidas da Alesc, TJ. TC e MP/SC foram ouvidas pela Mesa e 
ficou assegurado que o Presidente Ponticelli irá tratar desse assunto com os 
Dirigentes dos outros Poderes e protelar a retirada do VA dos aposentados até que 
se encontre uma solução legal; que conseguiram unir as entidades e as categorias 
e acredita que os deputados e os dirigentes dos Poderes também e assim 
construirão uma proposta positiva. Declara que os resultados dessa luta já estão 
inspirando conquistas em outras casas legislativas, recebendo apoio de João 
Moreira, Gaspar e Rangel que se declararam solidários com as lutas e parabenizam
Isabel pelas vitórias alcançadas;
4 – Gaspar comunicou que o Sindalesp, a Afalesp e a Aspal, com a presença 
de Rangel, da Fenale, realizaram a I Assembleia Geral da Campanha Salarial 
2013 na semana passada; que ontem tiveram uma reunião com os chefes de 
gabinete da atual Mesa e o atual SGA, mas a pauta será decidida mesmo pela 
Mesa que se elegerá em 15 de março, e à tarde estiveram no Colégio de Líderes expondo as reivindicações; que as reivindicações se encontram no 
blog da Aspal: www.aspalsp@blogspot.com. Prosseguindo informa que 
entregou à Diretoria da FENALE através do Secretário Geral Rangel, toda a 
documentação que estava sob sua guarda, não dispondo de mais nenhum 
acervo da Federação em seu poder;
5 – Rangel confirma o recebimento da documentação e informa sobre a sua 
participação na AG da ALESP, elogiando o grau de engajamento e de 
conscientização dos servidores de SP ao discutir e encaminhar as propostas 
para a formalização da pauta de reivindicações e o perfeito entrosamento entre 
as três entidades de representação classista, tendo solicitado que Gaspar 
parabenizasse à todos; que a experiência será levada, como sugestão, para os 
servidores da ALERJ, cujo sindicato – SINDALERJ – realizou eleições em 
novembro p.p. e se prepara para os embates em defesa dos legítimos 
interesses dos servidores do legislativo do Estado do Rio de Janeiro; 
6 – Findo os INFORMES, o Sr. Presidente solicita ao Secretário Geral que 
proceda a divulgação da pauta dos trabalhos da reunião, como segue, sem 
prejuízo de outras matérias que poderão ser abordadas - Convocação 
específica para tratar da delegação da FENALE que irá a Brasília no dia 20 de 
Março de 2013, participar do Encontro organizado pelo MOSAP com apoio de 
inúmeras entidades, para decidir estratégias de atuação junto aos 
parlamentares federais pela aprovação da PEC Nº 555/06, que trata do “FIM 
DA CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS APOSENTADOS E 
PENSIONISTAS”, sendo matéria de interesse de todas as entidades, vista a 
parcela considerável de servidores aposentados na base de cada associação e 
sindicato.
7 – Gaspar encaminha proposta para que sejam abordados também assuntos 
que tratam do XXX Encontro Nacional da FENALE em Recife a ser realizado
em maio, simultaneamente à Conferência da UNALE; e as recentes notícias 
veiculadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego sobre “Registro Sindical e 
“Contribuição Sindical”, lembrando que no dia 6/3, haverá manifestação das 
Centrais Sindicais. As propostas receberam apoio de diversos participantes da 
online;
8 – XXX Encontro Nacional da FENALE - João e Rangel , informam que 
receberam convite para participar da reunião de planejamento em Brasília no
próximo dia 8 de Março, às 14.30 horas. Naquela oportunidade serão 
reiterados todos os compromissos assumidos pela anterior administração da 
UNALE para ações efetivas de fortalecimento do poder legislativo em todos os 
estados, inclusive a do ex-presidente Ponticelli de se empenhar para que fosse
garantida a presença e a palavra das entidades de classe em oportunidade da 
programação que contasse com número significativo de parlamentares. 
9 - Gaspar lembra que essas negociações fizeram parte inclusive do relatório
da FENALE do I Encontro de Agentes Legislativos, que teve participação 
efetiva de diversas entidades, realizado em Brasília, em novembro de 2012.10 – O Senhor Presidente propoe e é aprovado que seja realizada uma 
nova reunião online no dia 13/03/13, às 15.00 horas de Brasília para 
detalhes sobre essa reunião e também para informar o número de 
entidades e delegados que estarão em Brasília no dia 20/3, para o 
Encontro sobre a PEC 555/06. Aproveita para informar que, sendo o XXX 
Encontro Nacional da FENALE realizado em Recife, convidou a Diretora 
Regional Nordeste Lurdinha para participar da reunião da UNALE. Gaspar 
sugere que seja convidado também um representante do SISALEPE para essa 
reunião.; sugere ainda que nessa próxima online sejam verificadas as 
disponibilidades de hospedagem e outras providências para a recepção do 
pessoal, bem como, sejam colocadas as propostas para a programação do 
XXX ENCONTRO NACIONAL
11 – Gaspar informa que, de São Paulo para o Encontro de Brasília do próximo 
dia 20 de março, deverão comparecer cerca de 120 dirigentes de entidades,
estando sendo verificada a possibilidade de antecipar a viagem de maneira a 
serem realizadas incursões aos gabinetes dos deputados, convidando-os a 
participar da mobilização. Prossegue informando que da AFALESP deverão 
comparecer – Rita, José Carlos e Vitória e da ASPAL, ele e João Elísio.
Complementa com informações da Frente Nacional SP pela Previdência 
Pública que entende ser este o momento ideal para pressão, pois o 
presidente da Câmara precisa mostrar para a sociedade que pretende manter 
uma agenda positiva, em resposta às críticas de parcela da população e que 
por isso, é preciso envidar esforços para lotar o auditório Nereu Ramos, pois 
do contrário o sucesso será mais difícil. Finaliza informando que em diversos 
estados, entre eles SC, RJ, MG estão sendo formadas frentes pela 
Previdência e que é importante que todos procurem essas frentes e 
participem, para fortalecer o movimento.
12 – "Registro Sindical" e "Contribuição Sindical" - Rangel informa que 
ambas as matérias já foram postadas no site da FENALE e encaminhadas 
para todas as entidades; que estão sendo aguardadas tanto a publicação do 
ato para a definição dos novos procedimentos para a abertura de processos de 
registro sindical, quanto da Instrução Normativa que irá substituir a de nº 01/13 
que o Ministro declarou que iria revogar, sendo matéria que mereceu parecer 
de Joalve Vasconcelos, Diretor Jurídico da FENALE.
13 – João Moreira comunica que a FENALE estará representada na 
mobilização organizada para a “Marcha das Centrais Sindicais” e outras 
entidades no dia 6 de março, em Brasília, pelo Diretor Jurídico, Joalve 
Vasconcelos.; Informa também que a direção da FENALE fará um trabalho de 
comunicação com as demais entidades para que tenhamos uma delegação 
representativa no Encontro da PEC 555, no que é apoiado por Joana que
aproveita para informar que o pessoal do SINDSALEM/MA, também está se 
empenhando para mobilizar o maior número de pessoas de outras entidades 
para o Encontro do MOSAP, do dia 20/03.
14 – Gaspar detalha informações sobre a matéria – Registro Sindical, esclarecendo que é importante que todos saibam que está havendo uma série de 
alterações no Ministério do Trabalho e Emprego com relação ao registro sindical; 
alerta que precisamos ficar atentos, e informa que uma das determinações já 
baixada e publicada é a seguinte: GABINETE DO MINISTRO PORTARIA No- 268, 
DE 21 DE FEVEREIRO DE 2013. Estabelece o uso obrigatório da certificação 
digital, emitida conforme a ICP Brasil, nas solicitações realizadas eletronicamente 
via internet no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais - CNES. O MINISTRO DE
ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das atribuições que lhe confere o 
art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição e tendo em vista o disposto no 
Título V da Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei no 
5.452, de 1o de maio de 1943, resolve: Art. 1o A partir de 02 de abril de 2013, todas 
as solicitações elaboradas pelas entidades sindicais no Cadastro Nacional de 
Entidades Sindicais - CNES, no sítio do Ministério do Trabalho e Emprego, deverão 
ser feitas exclusivamente com o uso da Certificação Digital, emitida de acordo coma 
Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Art. 2o É dispensável a 
assinatura manuscrita nos requerimentos emitidos nas solicitações, quando o titular 
ou o responsável pelo certificado digital for a pessoa indicada pela entidade sindical 
como seu representante no CNES. Art. 3o Esta Portaria entra em vigor na data de 
sua publicação. CARLOS DAUDT BRIZOLA. O presidente João Moreira esclarece 
que a diretoria está atenta, que tem repassado todas as informações às entidades e 
que o Diretor Jurídico está acompanhando todas as matérias.
15 – Jairo Passos do SINDALERJ apresenta-se aos que ainda não o conhecem, 
solicita desculpas por não poder permanecer na reunião por estar de serviço, porém 
declara seu apoio às iniciativas da FENALE e que está buscando uma licença para 
poder se dedicar integralmente aos trabalhos sindicais.
16 – Isabel solicita atenção, pois em audiência no dia de ontem o Presidente 
Ponticelli prometeu tratar na reunião da diretoria da UNALE de um pedido do 
SINDALESC, sobre Plano de Saúde para a categoria dos legislativos.
Nada mais havendo a ser tratado, a reunião é encerrada às 17.12 horas, da qual 
para constar é elaborado o presente resumo que é assinado pelo presidente João 
Moreira e por mim, José Eduardo Rangel, Secretário-Geral.
JOSÉ EDUARDO RANGEL JOÃO MOREIRA
Secretário Geral Presidente
OBS. – A íntegra da reunião poderá ser consultada no site da FENALE 
.fenal@fenal.org.br