"EM DEFESA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA ALESP"

"EM DEFESA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA ALESP"

sexta-feira, 26 de abril de 2013

INFORMATIVO CAMPANHA SALARIAL ALESP 2013



Servidores Públicos aposentados optam por serviço voluntário no seu antigo local de trabalho


O  Plenário do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) aprovou no mês de março de 2013 proposta que regulamenta a prestação de serviço voluntário de magistrados e servidores aposentados no âmbito da Justiça do Trabalho de 1º e 2º graus.

O processo relatado pela desembargadora Claudia Cardoso de Souza avaliou pedido da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra. De acordo com o texto aprovado, o serviço voluntário será realizado de forma espontânea e sem retribuição pecuniária ou compensação patrimonial de qualquer natureza.  O prestador do serviço voluntário poderá ser ressarcido pelas despesas que comprovadamente realizar no desempenho das atividades, desde que prévia e expressamente autorizadas.

A prestação do serviço voluntário será formalizada por meio de termo de adesão, a ser firmado entre o tribunal e o interessado, no qual constarão o objeto e as condições de seu exercício. A duração do serviço voluntário deverá observar o limite máximo de quatro horas diárias e 20 horas semanais, o horário de expediente do Tribunal, a necessidade e o interesse da instituição e do voluntário.
 

Serão fornecidos os recursos necessários ao desempenho das atividades e tarefas do voluntário, bem como ambiente de trabalho favorável e em condições de higiene e segurança, além de seguro de acidentes pessoais.

“A experiência do serviço voluntário revela o espírito de cooperação e colaboração de quem o exerce. O voluntário, embasado em motivações pessoais, busca desenvolver atividades das quais detém conhecimentos, contribuindo, assim, com a instituição pública em que atua e, beneficiando, em última instância, a sociedade. Em contrapartida, essa ação espontânea lhe é benéfica ao proporcionar melhoria de sua autoestima e qualidade de vida”, reforçou a relatora. 

Para o presidente do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, a regulamentação “vem ao encontro dos anseios mais elevados de promoção da cidadania e de obtenção de maior eficiência no desempenho da atividade-fim”. 

Esse exemplo abre um precedente importante. É para muitos aposentados impactante a sensação de pouca utilidade após a aposentadoria de conhecimentos e experiências de toda uma vida. Permanecer como voluntário sem a pressão de rotina é uma forma de ter uma relação nova e contribuidora a si mesmo e para sua comunidade.


http://www.sindilex.org.br/materias/aposentados-voluntarios/index.html

quarta-feira, 24 de abril de 2013

XXXX ENCONTRO DA FENALE - DE 21 A 24/5/2013 - RECIFE/PE



RECADASTRAMENTO DE APOSENTADOS EM MAIO

Atenção aposentados(as) da ALESP: de 2 a 31 de maio (sendo que 30 de maio, quinta-feira é feriado) teremos recadastramento obrigatório. Quem não se recadastrar terá os vencimentos suspensos. O recadastramento será feito, como nos anos anteriores, no setor de aposentados do DRH (2º andar do Palácio 9 de Julho).
Neste ano a novidade é essa Leonor: escritura pública de declaração de vida e residência feita em cartório no mês do recadastramento. ela deve ser enviada pelo correio junto com cópias autenticadas dos documentos pessoais (RG, CPF, último holerite, comprovante de residência e a ficha que deve ter recebido pelo correio preenchida.
 Informações no DRH pelos fones: 3886-6520 e 3886-7206.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, CONVÊNIO COM IAMSPE E CAMPANHA SALARIAL 2013 DA ALESP


E-mail que enviamos aos associados da ASPAL cadastrados no nosso mailling: 
ASPAL INFORMA

1 - Estamos encaminhando comunicado da Dra. Marisa, diretora do Serviço de Saúde da ALESP, a respeito da vacinação contra a gripe na ALESP, que será realizada de 6 a 9 de maio,  sendo que na terça-feira pela manhã, a partir das 9h30, serão atendidos apenas os aposentados para que eles não peguem muita fila.

2 - Lembramos também que a Divisão de Saúde da ALESP hoje é credenciada pelo IAMSPE, podendo marcar exames e prescrever receitas médicas que são aceitas pela farmácia daquele hospital e todos os serviços são extensivos aos aposentados, 

3 - CAMPANHA SALARIAL - Foi publicado no D.O. de hoje (24/4) a seguinte Decisão da Mesa: "A MESA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade de  avançar com as negociações referentes ao reajuste salarial de 2013, decide designar os funcionários MARIO SERGIO MATSUMOTO, 
Assessor Chefe de Gabinete da Presidência, VALDINÉIA BATISTA, Assessora Chefe de Gabinete da 1ª Secretaria, RICARDO MALHEIROS ASPRINO, Assessor Chefe de Gabinete da 2ª Secretaria e ELCIO  AVELINO ARAÚJO, Diretor do Departamento de Recursos Humanos, 
para participar da Comissão de Negociação para este fim. (Decisão nº 2823/2013)".
Tudo indica que agora a campanha salarial terá avanços.Prestaremos novas informações assim que tivermos novidades.


Cordialmente,

GASPAR BISSOLOTTI NETO
PRESIDENTE


JOÃO ELÍSIO FONSECA
SECRETÁRIO GERAL

sábado, 20 de abril de 2013

PROGRAMAÇÃO DA XVII CONFERÊNCIA DA UNALE - CENTRO DE CONVENÇÕES - RECIFE/PE



21 de m
aio | Terça-Feira
14h – Início do Credenciamento para os Eventos Simultâneos

22 de maio | Quarta-Feira08h – Continua Credenciamento 
para os EventosSimultâneos
– Início do Credenciamento para Delegações Internacionais
09h – Início da Programação dos Eventos Simultâneos
10h – Inicio da Programação para Eventos Internacionais
Palestrante: Odacir Klein – presidente da Abramilho –
Desenvolvimento Sustentável
Espaço para exposições temáticas:
Temática 1 – Alterações Climáticas e seus efeitos;
Temática 2 – Desafios para o aumento da produção de alimentos;
Temática 3 – Preservação dos recursos naturais na era do consumo;
Temática 4 – Destinação dos resíduos

12h – Almoço
14h30 – Continuação das Atividades para Eventos Simultâneos e
Delegações Internacionais
17h – Encerramento das atividades
17h30 – Coquetel para Delegação Internacional

CERIMÔNIA OFICIAL DE ABERTURA DA XVII CNLE

17h30 – Início da recepção aos convidados
18h – Início da Cerimônia
– Composição da Mesa
– Execução do Hino Nacional
– Execução do Hino de Pernambuco
– Pronunciamentos
– Entrega da Comenda Unale
20h – Coquetel de Confraternização
21h – Encerramento

23 de maio | Quinta-feira09h – Palestra: Economia Globalizada
e seus efeitos na política nacional
Palestrante: Cristiana Lôbo – jornalista e comentarista  
10h – Palestra: O Recife que queremos para o futuro
Palestrante: Geraldo Júlio – Prefeito de Recife
12h – Almoço
14h – Palestra: Equilíbrio federativo e desenvolvimento Sustentável
Palestrante: Eduardo Campos - Governador do Pernambuco
15h – Palestra: Federalismo e Desenvolvimento Regional
Palestrante: Senador Walter Pinheiro
16h – Inicio dos Debates
17h – Encerramento dos Trabalhos
21h – Jantar de Confraternização

24 de maio | Sexta-feira09h – Espaço para exposição das
resoluções dos Eventos Simultâneos
09h30 – Gestão Legislativa e Certificação ISO 9.000, 14.000 e 18.000
Apresentação: Ricardo Nicolau – Presidente da Assembleia
Legislativa do  Amazonas
10h – Palestra Motivacional - Clayton Conservani - Repórter da
Rede Globo 11h – Inicio da Assembleia Geral, Eleição e 
Cerimônia de Posse da Diretoria 2013/2014
13h – Almoço de Encerramento.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

ANIVERSARIANTES ASPAL - ABRIL/2013


1- Luiz Zelle, Paulo Gaspar A.Maltese e Magda Mirian Seschi Porto;
3- Lázaro Maria Almeida Machado, Yvete Valio de Araujo e Marlene Moreno Tomaz ;
4- Marlucia Padini Buchi;
5- Lenice da Fonseca Ribeiro e Marisa Vendramini Hoffgern ;
6- Elias Saraiva Ne;
8- Armelinda Feliciano de Freitas e Suzana Perez Suhanko;
10- Solange de Luiz Cogo;
11- João Justino Silva Filho;
13- Maria Margarete Simões e Maria Petronilha Basilio Baptistini;
14- Paula Leda Soares Silva  e  Ines Rodrigues;
16- Waldivia Lyra Biernath;
17- Jarbas Barbosa Filho;
18- Jose Santana da Costa;
19- Neusa Maria Faria Lopes;
20- Jose Carlos Pereira;
21- Irajara Marcondes e Araripe Serpa;
22- Maria Celia Zuardi e Sônia Maria Locks Gouvêa Fuzinatto
23- Jose Carlos Dias e Neusa Fonseca Mendes;
24- Hiliete do Espirito Santo Pereira Martinez;
28- Maria Efigênia Israel de Souza e Silvia Franco Di Grazzia;
29- Lavinezita de Carvalho;
30- Zilda Menezes Carvalho Homem.

AOS ANIVERSARIANTES NOSSOS SINCEROS PARABÉNS!!!!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Encontro entre Mesa e entidades aborda pauta de funcionários

Encontro entre Mesa e entidades aborda pauta de funcionários
Da Redação: Sillene Coquetti Fotos Maurício Garcia
 
CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DA FOTO ACIMA
Encontro entre Mesa e entidades aborda pauta de funcionários
O presidente da Assembleia, Samuel Moreira e o 1º secretário Enio Tatto (PT) receberam nesta quinta-feira, 11/4, representantes das entidades de servidores da Casa para tratar de pauta de reivindicações da categoria. O encontro, que teve também caráter de boas vindas aos novos presidente e secretário do Legislativo paulista, serviu para elucidar a pauta reivindicatória dos funcionários e buscar a abertura de diálogo durante a campanha salarial.
Foram abordados pontos específicos da pauta de reivindicações, entre estes alguns remanescentes de anos anteriores, como o pagamento integral da licença-prêmio; reajuste nos auxílios alimentação, saúde e refeição, sendo este último, computado em 22 dias por mês, com extensão durante as férias, pois neste período o valor não é creditado. A questão da irredutibilidade salarial foi levantada e solicitada apreciação em caráter de urgência, uma vez que a suspensão de benefício concedido a parlamentares acarretou perda de vencimentos a parte do quadro funcional da Casa.

Índice do Dieese 

Outra reivindicação da pauta é a concessão de aumento real de 5% no salário com reajuste segundo cálculo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com valor de índice em 6,87%. A pauta de reivindicações apresentada à Mesa Diretora foi aprovada em assembleia geral de servidores, realizada pelo sindicato e demais entidades e possui 15 itens, mas nem todos foram discutidos na reunião.
Samuel Moreira afirmou que nos próximos dias, provavelmente na próxima semana, a assessoria dos gabinetes da Mesa irá se reunir com as entidades para estudar as planilhas, analisar as reivindicações e criar uma agenda permanente para dar continuidade às negociações.
No dia 9/4, as entidades estiveram reunidas com o 2º secretário, Edmir Chedid (DEM), para análise da pauta. Há alguns anos, quando o deputado também fazia parte da Mesa, mostrou-se solícito a discutir pontos abordados e agora mantém a mesma disposição. Segundo a presidente do Sindalesp, Desirée de Marco, as entidades esperam que a Mesa apresente em breve uma contraproposta ou aceite os pontos apresentados, que são juridicamente defensáveis e fruto do amadurecimento do movimento dos servidores da Assembleia ao longo dos anos.
Estiveram presentes, além da presidente do sindicato, o presidente da Afalesp, Jean dos Santos, o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindalesp, Renato Borges Casaro; o tesoureiro-geral do Sindalesp, Joalve Vasconcelos; o diretor de Formação Sindical e Cultural do Sindalesp, Filemon Reis da Silva; a secretária-geral do Sindalesp, Silvia Rogeri; a vice-presidente do Sindalesp, Márcia Tescari; a secretária da Afalesp, Rita Ferraro, o tesoureiro da Afalesp, José Carlos Gonçalves, o presidente da Aspal, Gaspar Bissolotti Neto; o secretário geral da Aspal, João Elísio. O encontro contou ainda com a visita do deputado federal Vaz de Lima (PSDB).
 
 
.
 
 
 
2º secretário, Edmir Chedid recebe entidades

http://www.al.sp.gov.br/alesp/noticia.html?id=334230

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Campanha Salarial 2013 - mais uma etapa



Hoje as entidades da ALESP participaram de reunião com o primeiro secretário da Mesa, Deputado Ênio Tatto, que se mostrou bastante simpático às reivindicações da categoria.
Amanhã os representantes da Afalesp, do Sindalesp e da Aspal serão recebidos pelo presidente Samuel Moreira. Em breve haverá nova Assembleia Geral da categoria para avaliar as negociações.

terça-feira, 9 de abril de 2013

ELEIÇÃO PARA A RENOVAÇÃO DA DIRETORIA E DOS CONSELHOS DA ASPAL: APENAS UMA CHAPA FOI REGISTRADA


A Comissão Eleitoral, presidida por Genaro Filizzola, comunica que, após o prazo legal estatutário,  foi registrada  apenas uma chapa para concorrer à eleição para a Gestão 2013-2016 da ASPAL, assim constituída:

CHAPA “APOSENTADOS E PENSIONISTAS SIM, INATIVOS NUNCA!”

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE - GASPAR BISSOLOTTI NETO 
1° VICE-PRESIDENTE - JOÃO ELÍSIO FONSECA  
2ª VICE-PRESIDENTE - ELZA MARINA ERASTO BUENO  
SECRETÁRIA GERAL -  VICTORINA THEREZA FRUGOLI 
1ª SECRETÁRIA  MARIZA SALVIATO GAINO
TESOUREIRA GERAL: ÂNGELA MARIA GELFUZO 
2ª TESOUREIRAMARLEY BELINA MACELLONI 

CONSELHO DELIBERATIVO
EFETIVOS

01
 - GLORIA MARIA MARTINS DA SILVA
02 - IVETE ROCHA BISSOLOTTI
03 - JOSÉ APARECIDO LUIZ 
04 - LEONÍDIA MARTINS DE LIMA
05 - SÔNIA MARIA HERCILIO MAZZUTTI 
 
SUPLENTES

01
 - ELIAS EUZÉBIO PEDRO
02 - VILMA LUCIA BARBOSA CORREA 

CONSELHO FISCAL
EFETIVOS

01 - CELIA REGINA PALMA MARTINS
02 - JOÃO JUSTINO SILVA FILHO
03 LENI LEILA DE CARVALHO MASTROCHIRICO

SUPLENTES:

01 ANTONIO EDUARDO PIRES DE CAMPOS
02 - INES RODRIGUES- MATRÍCULA

CAMPANHA SALARIAL 2013


O Deputado Edmir Chedid recebeu em seu Gabinete na 2ª Secretaria, nesta
terça-feira, representantes dos servidores da Assembleia Legislativa.


Dirigentes do SINDALESP, da AFALESP e da ASPAL foram levar os cumprimentos ao 2º Secretário e entregar, oficialmente, a pauta de reivindicações da campanha salarial de 2013. Em sua saudação, a Presidente do SINDALESP, Desirée De Marco, expressou sua satisfação pelo fato de o Deputado Edmir voltar a integrar a Mesa e ressaltou o profundo conhecimento que o deputado tem da Casa e de seu corpo de servidores, circunstância que, segundo ela, será fundamental na negociação que se inicia, em torno de temas como a reposição da inflação, aumento real, novo cálculo do teto salarial, pagamento da licença-prêmio etc.

O Deputado reafirmou a consideração que sempre teve pelos servidores do Legislativo e declarou-se favorável ao constante diálogo com a comunidade interna, de modo que, dentro dos parâmetros legais e num clima de franqueza e lealdade, tenha prosseguimento o aperfeiçoamento das relações de trabalho na Assembleia.


quinta-feira, 4 de abril de 2013

ASPAL comemora seu 9º aniversário, inaugura sede e homenageia ex-presidente










Nesta quinta-feira, 4 de abril, no Plenário Tiradentes do Palácio 9 de Julho, durante a reunião mensal dos aposentados da ALESP, a Aspal -Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - comemorou seu 9º aniversário, quando prestou homenagem a seu saudoso fundador e primeiro presidente Nélio Mazzutti.
Fundada em 6 de abril de 2004, com o total apoio da Afalesp e do Sindalesp, a Aspal tem o objetivo de defender os direitos dos servidores aposentados e pensionistas do legislativo, tendo sido presidida desde sua fundação por Nélio Mazzutti, um de seus fundadores, até seu falecimento em novembro de 2011, tendo sido substituído então pelo seu vice-presidente, Gaspar Bissolotti Neto.
Após a reunião, que abordou questões atinentes à campanha salarial 2013, campanha contra a terceirização do IAMSPE (Hospital do Servidor Público Estadual) e PEC 555 (fim da contribuição previdenciária dos servidores aposentados), os participantes se dirigiram à nova sede da entidade, no sub solo do Palácio 9 de Julho, onde foi descerrada placa em homenagem ao ex-presidente Nélio Mazzutti, com a participação de seus familiares.
Participaram da reunião e da homenagem ao ex-presidente Nélio, associados da Aspal, familiares do homenageado, além do presidente da Confelegis, Antonio Carlos Fernandes, alémd e membros da Diretoria da Afalesp, do Sindalesp e da Cooperalesp.
.

terça-feira, 2 de abril de 2013

ASPAL comemora seu 9º aniversário, inaugura sede e homenageia ex-presidente


Na próxima quinta-feira, 4 de abril, às 10h, no Plenário Tiradentes do Palácio 9 de Julho, durante a reunião mensal dos aposentados da ALESP, a Aspal -Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - estará comemorando seu 9º aniversário, quando prestará homenagem a seu saudoso fundador e primeiro presidente Nélio Mazzutti.
Fundada em 6 de abril de 2004, com o total apoio da Afalesp e do Sindalesp, a Aspal tem o objetivo de defender os direitos dos servidores aposentados e pensionistas do legislativo, tendo sido presidida desde sua fundação por Nélio Mazzutti, um de seus fundadores, até seu falecimento em novembro de 2011, tendo sido substituído então pelo seu vice-presidente, Gaspar Bissolotti Neto.
Para Gaspar Bissolotti, que presidiu a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), de 2009 a 2012, substituir Nélio Mazzutti na presidência da ASPAL foi um dos maiores desafios de sua vida sindical, “pois ele desenvolveu um excelente trabalho à frente da entidade em prol dos aposentados e dos pensionistas e o mínimo que podemos fazer é prestar esta singela homenagem, inclusive por tudo que representou a esta Casa, da qual foi diretor de departamento por muito tempo”, concluiu.
Após a reunião, que se realizará no Plenário Tiradentes da ALESP, os presentes serão convidados a participar da solenidade de descerramento de placa em homenagem ao ex-presidente Nélio Mazzutti, marcando assim a inauguração oficial de sua nova sede da entidade, localizada no Subsolo do palácio 9 de Julho ao lado da Cooperalesp e próxima das demais entidades representativas dos servidores (Afalesp e Sindalesp).
Gaspar informou ainda que a ASPAL, que tem atuado sempre em conjunto com a Afalesp e o Sindalesp nas campanhas salariais dos servidores da ALESP e com entidades de todo o País nas lutas dos servidores públicos em geral,  realizará sua eleição, para a gestão 2013-1016, no dia 7 de maio e conta com a participação de grande parte dos 450 associados da entidade.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

ASSEMBLÉIA GERAL ELEITORAL DA ASPAL



A Comissão Eleitoral, constituída nos termos estatutários, convoca os associados da ASPAL - Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, para as eleições para a renovação da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da entidade, para o triênio 2013-2016, que se realizará dia 7 de maio de 2013, das 10 às 17 horas, no Espaço de Convivência situado no Sub Solo do Palácio 9 de Julho. O registro das chapas concorrentes deverá ser feito por requerimento de inscrição de chapas completas, por escrito, e com assinatura de todos os concorrentes, na mesma folha ou declaração anexa, em duas vias, devendo ser apresentada na secretaria da ASPAL, a partir da data da convocação até às 18 horas do 30º dia anterior ao pleito. Os sócios consignados em uma chapa não poderão integrar outra, ficando proibida, também, a acumulação de funções eletivas. O candidato ao cargo de Presidente da Diretoria Executiva será responsável pela Chapa e receberá o protocolo de inscrição. Será permitida a votação por procuração no limite máximo de uma procuração por associado. São Paulo, 27 de fevereiro de 2013. Genaro Filizzola- Presidente da Comissão Eleitoral 

(Jornal O Dia - 27/2/2013)