"EM DEFESA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA ALESP"

"EM DEFESA DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA ALESP"

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Projeto de Lei institui a Semana Estadual de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas no Estado de São Paulo.

PROJETO DE LEI Nº 1357, DE 2014

Institui a Semana Estadual de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas no Estado de São Paulo.




A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:


Artigo 1º - Fica instituída a Semana Estadual de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas no Estado de São Paulo, a ser realizada na primeira semana do mês de abril.

Artigo 2º - Esta semana fica incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de São Paulo.

Artigo 3º - Durante a Semana Estadual de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas serão realizadas audiências públicas e atividades contando, sempre que possível, com a participação conjunta do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, da Procuradoria-Geral do Estado, de movimentos em defesa dos credores dos precatórios, de entidades de servidores públicos e de entidades da sociedade civil, visando promover o debate sobre a situação dos precatórios no Estado de São Paulo.

Artigo 4º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.





JUSTIFICATIVA




Atendendo justa reivindicação da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça – ASSETJ, da Associação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário – ANSJ e da Confederação Nacional dos Servidores Públicos – CNSP, apresentamos esta propositura que institui no Estado de São Paulo a Semana de Conscientização dos Direitos dos Precatoristas.

Objetiva a propositura o debate e a busca de soluções do grave problema há anos acumulado, referente ao pagamento de precatórios, em especial os de caráter alimentar.

São milhares de servidores ativos, aposentados e pensionistas do Estado e dos Municípios paulistas, que aguardam o pagamento de salários, aposentadorias, pensões e direitos, objeto de decisões favoráveis e transitadas em julgado, mas nunca pagas aos seus beneficiários.

Importante registrar que, após decisão do STF, na modulação dos efeitos da Emenda Constitucional nº 62/2009, é necessária a operacionalidade de pagamento a ser estabelecida para as entidades devedoras cumprirem com sua obrigação.

O Estado do Rio Grande do Sul, desde 2012, possui lei neste sentido, e com isso contribui para as alternativas e propostas de pagamento dos precatórios.

Eis o que justifica esta propositura. 



Sala das Sessões, em 6/11/2014.


  
a) Carlos Giannazi - PSOL

 http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/.../index.asp... - Diário Oficial de 7/11/2014 - Legislativo - Página 7 

SIGA A TRAMITAÇÃO DESTE p.l. PELO LINK: http://www.al.sp.gov.br/propositura/?id=1233455




Nenhum comentário:

Postar um comentário